Plotagem | Arquitetônico

 

TUTORIAIS

Plotagem

Solucionando o quebra-cabeças

plotagem
plotagem

Se você estuda arquitetura, design de interiores ou qualquer outro curso que precise de desenhos técnicos, já deve ter ouvido falar no AUTO CAD.

Para uns, ferramenta indispensável de trabalho, para outros um bicho de sete cabeças. Os professores costumam não gostar que seus alunos apresentem trabalhos da faculdade por esse programa, porque ele é mais uma ferramenta de apresentação e não de criação.

Até mesmo porque ele não foi feito especialmente para a arquitetura, possuindo assim diversos comandos que muitas vezes nem nos damos conta e não necessitamos, ou seja, adaptaram-no para outras funções. Hoje, existem outros programas que servem melhor para a arquitetura, mas mesmo assim, ter conhecimento no AUTO CAD é muito importante para o mercado de trabalho.

Com um pouco de noção de desenho técnico, informática e inglês (infelizmente a maioria dos atalhos pelo teclado dos comandos só funcionam em função das abreviaturas em língua inglesa, mas existem versões em português também) já é possível mexer no AUTO CAD.

 

 

 

Mas percebo algumas dúvidas e dificuldades quanto ao uso do programa e uma das mais frequentes está na hora de configurar a impressão dos seus trabalhos, a famosa PLOTAGEM, onde as pessoas se desesperam. Porque não basta desenvolver seu trabalho somente no computador, você precisará apresentá-lo de maneira concreta e dependendo das dimensões do seu desenho, será preciso atribuir uma escala de representação gráfica para caber na folha adequada.

Então, vou passar algumas dicas de como plotar sem perder a cabeça.

Normalmente usamos o AUTO CAD configurado na escala 1:1 no campo MODEL

Procurem não alterar essa configuração, senão dá muita dor de cabeça…

O correto é que se utilizem as VIEW PORTS para plotar, que ficam no LAYOUT e são ativadas quando você clica nesse quadrado central da folha branca, deixando a espessura da linha mais acentuada, identificando que ela está ativada.

Essa VIEW PORT serve para organizar os desenhos na hora da plotagem e para poder arrumar a escala. Com ela se pode dispor vários desenhos na mesma folha em diferentes escalas, como por exemplo um corte na 1:100 e um detalhe de calha na 1:50.

Mas antes de atribuir uma escala ao desenho, é preciso que o mesmo se encontre em dimensões milimétricas no MODEL. Por exemplo, num espaço de 1,50m, é preciso que esteja com 1500mm.

Alguém deve estar pensando, MAS E AGORA? MEU DESENHO ESTÁ TODO EM METROS, COMO EU FAÇO PARA CONVERTER EM MILÍMETROS?

Não se desespere, é muito simples (:

Por exemplo, este cubo de 20m.

Ele vai precisar ficar com 20000mm. Você vai selecionar seu desenho, nesse caso o CUBO e digitar SC ( de SCALE) ENTER

O próximo passo do comando é pedir o ponto base do objeto para dar a escala. Clique no ENDPOINT e observe que na barra de comandos ele te pergunta o fator de escala ou entre parênteses uma referência.

E é nessa referência que está o segredo, pois ao pedir essa diferenciação no comando, você deve digitar R. Então só retomando:

SC (SCALE) – ENTER – ENDPOINT – R (REFERENCE)

Você deverá agora indicar a medida atual de uma das faces do seu cubo (que nesse caso não tem importância pois todas as dimensões são iguais, mas caso fosse um retângulo, você digitaria a dimensão da face clicada) que é 20.

Dando a medida de referência, tecle ENTER. Automaticamente o comando vai pedir uma nova referência, e é ai que você indica a dimensão em milímetros, ou seja 20000mm.

Indicando a nova medida, tecle ENTER. Talvez o seu objeto suma da tela, ou fique muito grande, mas é só dar um Z (ZOOM) ENTER – A (ALL) – ENTER, ou mover a barra de rolagem do mouse que tudo volta ao normal.

Para ter certeza se funcionou sua conversão de metros para milímetros, basta utilizar o comando DIST (distância) ENTER e clicar nos ENDPOINTS.

PRONTO! Você já converteu seu desenho todo para milímetros usando apenas um ponto de referência, que poderia ser a medida de um vão de porta, janela, uma extensão de parede, etc, ficando à seu critério.

Bom, vamos configurar a escala de plotagem então.

Agora, voltemos ao LAYOUT.

Vamos supor que eu queira colocar meu desenho na escala 1:200. Clicarei na view port para ativá-la e vou digitar Z (ZOOM) ENTER – SC (SCALE).

Em seguida, digite 1/200xp que representa a sua escala adotada (variável) e ENTER. Você vai observar que o desenho se aproxima da tela, pois foi ajustado à escala.

Feito isso, clique fora desse quadrado da VIEW PORT, pois qualquer movimento do mouse pode tirar o desenho da escala, é só observar se a view port ficou da mesma cor das demais linhas, isso significa que ela foi desativada.

Então já escalamos o desenho, agora precisamos colocá-lo numa folha. Existem blocos de folha A4, A3, A2 disponíveis na internet,com margem e legenda,mas caso você não tenha e esteja com pressa, é só criar um retângulo nas dimensões da folha desejada (em milímetros!!!) no LAYOUT.

Criando a folha conforme a necessidade do desenho, você pode ajustar a VIEW PORT ao tamanho da mesma, através dos ENDPOINTS, podendo arrumar o desenho direto na folha.

Se você der um CO (COPY) nessa A4, perceberá que também estará copiando a VIEW PORT, o que pode ser muito útil quando tiver muitos desenhos e precisar colocar cada um em uma folha, você só vai precisar ativar a view port e arrastar o desenho para o lado, em busca do outro.

Agora que você já escalou o desenho, colocou ele na folha, é só imprimir, certo?

NÃÃÃO!!

Ainda falta a configuração das PENAS, ou ESPESSURA DAS LINHAS, porque ninguém apresenta um desenho técnico colorido né?

Então você vai em FILE – PLOT (ou Ctrl+P), você verá a janelinha de configuração de plotagem e logo no canto superior esquerdo um espaço de PLOT STYLE, escolha a opção ACAD.CTB e clique no ícone ao lado.

Você vai entrar no espaço da configuração das penas, e o que nos interessa é fazer com que todas as cores sejam PRETAS, sólidas (FILL STYLE) e as espessuras (LINEWEIGHT) devem obedecer as normas de representação:

Onde COLOR 1 (vermelho) – 0,1mm (lineweight)

COLOR 2 (amarelo) – 0,2mm (lineweight)

COLOR 3 (verde) – 0,3mm (lineweight)

COLOR 4 (cyan) – 0,4mm (lineweight)

COLOR 5 (azul) – 0,5mm (lineweight)

COLOR 6 (pink) – 0,6mm (lineweight)

Essas são as PENAS mais usuais, caso seu projeto/desenho use outras cores, procure se informar da espessura ideal para a representação gráfica. (peça ajuda à outros universitários ou professores hehehe)

Terminando as configurações, clique em SAVE & CLOSE.

Você automaticamente será redirecionado a tela inicial da plotagem, onde deverá ainda escolher o tamanho da sua folha (A4, A3, A2…) no campo PAPER SIZE, bem como o sentido da folha em LANDSCAPE (paisagem) ou PORTRAIT (retrato), sua centralização – CENTER THE PLOT. Ainda falta conferir se o campo SCALE está configurado de 1:1, pois você já arrumou a escala no Layout, então a plotter tem que reproduzir a escala dali, caso você altere isso NESSA hora, vai mudar de novo sua escala. Ou seja, SCALE – 1:1.


Agora, se você possui impressora em casa, escolha-a no campo de PRINTER/PLOTER e dê um ok. Se você não possui impressora, ou precisa de uma folha maior que uma A4, escolha neste mesmo campo a opção CUTE PDF WRITER, a qual transformará seu desenho em um PDF configurado e pronto para ser impresso nas gráficas. Aconselho de qualquer forma a dar um PREVIEW (canto inferior esquerdo) após configuradas todas as opções, pois assim você terá uma visão de como ficou o seu trabalho e se está de acordo.

AGORA SIM!!!! Dê o OK e pode gritar que você já sabe plotar (:

Espero tê-los ajudado

Quaisquer dúvidas, comentem a publicação, procurarei esclarecer o mais breve possível.

  • Vinícius

    boa! em tempo pro meu proximo projeto :D

  • Guilherme

    Sensacional! Eu costumo pedir pra amigos meus plotarem pra mim, nunca consegui fazer isso ._. Tenho que plotar uma planta de hidráulica pra segunda, vou dar uma boa olhada aqui :D

  • http://www.arquitetonico.ufsc.br Rafael

    Legal, Naínah. Ótimo tutorial!

  • ruy

    ….essa minha aluna é o meu orgulho!!!

  • Tami

    Naínah…

    VALEU, CHIQUITA!

    hahahahaha

  • Sueli Ribeiro de Lima

    Ai eu vi vantagem…..

  • http://www.mentevazia.com Henrique Dantas Conrado

    Agora falta o de Revit. =)

  • http://arquitetônico.ufcs Paulo Diniz

    até que enfim acertei plotar algo estava achando que nunca ia consegui valeu garota!

  • Leodi

    Legal o negócio da penas!

  • Felipe Miranda

    De longe o melhor post da história do site até agora…
    E olha que eu acompanho faz TEMPOOOOO….

  • Rackel

    ahh Naínah, ficou otimo. eu sempre tive umas dificuldades nessa hora (:

  • Augusto

    Naínah, essa é a configuração CTB, não é? Eu queria saber como faz para configurar o STB. Não sei usar o AutoCAD direito, mas li aqui na web (e não achei como configurar) que tem este STB. Pelo que entendi, o CTB usa as cores para configurar as espessuras das linhas e o STB usa nomes. Você sabe o que é isso? Tem como me ajudar? Obrigado, Naínah.

  • Naínah Sueli de Lima Mora

    Poxa Augusto, não sei configurar STB não….o CTB é tão de praxe que nem vi as outras coisas, mas eu vou dar uma pesquisada, caso algum professor me ajude, eu crio outro tutorial ok?
    Fico te devendo, por ora.
    Vlw

  • van

    gostei muito me re-lenbrou omando precisando de ajudar pode me falar,pq eu tb farei o mesmo….

  • Karen

    Naínah
    Te agradeço muuuuuuuuuuuito guria, tu me ajudou de monte!

  • José augusto Neves

    Véi… Na moral… que loucura foi essa de botar o desenho em milimetros no model?????? Isso vai dar problemas na cota, no texto e sei la oque mais….Pra botar na escala 1/200 é só usar 5 xp no view port do layout….e + tem que tirar a margem do papel do layout e muitas outras coisas…

  • Sílvia Freire

    Parabéns, Naínah! Muito claras as suas explicações.Me serão de grande ajuda!
    Po acaso vc tem tb um post explicando como trabalhar no LAYOUT? Não sei como usá-lo. Trabalho só no Model mas, me dá uma canseira danada! Sempre que modifico um desenho em uma prancha, tenho que modificar todas as demais uma por uma. Além de ficar exaustivo ainda encorro em erro e confusão, caso fique alguma sem a modificação.
    Ficarei muito grata se puder me ajudar.
    Um abraço.

  • http://miltonkennedy.blogspot.com Milton

    Pow, dahora sua explicação. Parabéns.
    Show de bola.
    Cordial abraço.

  • Marcio

    E razoável a dica, mas se tenho um desenho feito e cotado em metros no model para colocar escala nele no layout usando viewport, nao e so simplesmente aumentar o tamanho dele, as cotas sofrem alteraçoes.

  • ISIS RANGEL

    Muito bom!!! Me ajudará bastante. Sinceramente, fiquei mais tranquila quando li os comentários sobre as dificuldades na hora de plotar um projeto.

  • Pops Sense

    Muito bom Naínah***

    Parabéns pelo tutorial.

    Vc saberia me dizer quais penas são mais usuais para todas as outras cores (Ou se eu deixo: Use Object linetype mesmo)???

    E se é comum para a cor preta, que vem logo abaixo da cor 6 usar pena 0,7mm???

  • carol

    Muito bom, procurei varias informações sobre as escalas, mas só aqui entendi.

    Obrigada

  • RENE F. SILVA

    Guria , como dizem os gaúchos , até agora não tinha encontrado algo como o teu artigo , só tem bobagem e um repete o outro , gostaria que você mostrasse como reparar comandos que não funcionam. Não consigo capturar vértices e outros com a mira do mouse no acad2011 e 2012 , acho que é incopatibilidade com o Win7 , estou me referindo aos comando do snap. GRATO

    • http://www.facebook.com/bruuh.naa Bruna

      Rene, não sei se entendi direito seu problema mas vou tentar ajudar.
      Se entendi, está relacionado ao comando OSNAP e não SNAP.

      Digite OSNAP no teclado e dê enter, configure os elementos que você deseja que funcionem e dê OK. Caso pare de funcionar é porquê sem querer você desativou o OSNAP. Aperte a tecla F3 do seu computador.

  • RENE F. SILVA

    GURIA , DESABILITEI O SNAP E HABILITEI O OSNAP , TUDO VOLTOU A FUNCIONAR DIREITO . VALEU , FELIZ ANO NOVO , APESAR DOS POLÍTICOS .

  • Rodrigo Café

    Naínah meus parabéns pela postagem, trabalho a tanto tempo com o CAD mas até então não me preocupava com escala na hora de plotar , até então (rs). Depois de muito tempo procurando a melhor responta, eis que encontrei. Mas gostaria de te pedir um favor, tens esse material em pdf ? grato (rocafecamp@ig.com.br)

Escrito por: Nainah Sueli Lima Mora
Postado em: 30 de September de 2011

©2012 Arquitetônico. Todos os direitos reservados. Não é permitida cópia ou reprodução sem autorização
Licença Creative Commons