Os Irmãos Campana | Arquitetônico

 

BLOG

Os Irmãos Campana

Os-Irmaos-Campana
Os-Irmaos-Campana

Há pouco mais de 20 anos, os irmãos Humberto,48 e Fernando Campana, 40 montaram o Estúdio Campana, onde criavam peças e objetos – alguns de mobiliário – reaproveitando diversos tipos de material.

Em 1989 ,Humberto, formado em Direito, e Fernando, arquiteto, começaram com a exposição “Desconfortáveis” onde exibiram peças sem acabamento aparente.

Em 1994, se tornaram os primeiros designers brasileiros á expôr no MOMAMuseu de Arte Moderna de Nova Iorque – e foi nessa exposição que a inovação (e coragem!)  dos irmãos revelou um verdadeiro berço de criatividade e contemporâneidade.

Ateliê Campana – Produzindo

Estava nessa esposição, a famosa  Poltrona Vermelha de cordas e aço inoxidável, que se tornou um marco, não só de suas carreiras, como do design mundial .

campana_vermelha-300x300

Breve história da Poltrona Vermelha

Fernando e Humberto Campana queriam criar um móvel com um conceito diferente, em que o material desse não só a estrutura, mas também o estofamento. Com 500 m de corda em mãos, começaram a entrelaçar a poltrona Vermelha – e a construir um futuro internacional. Massimo Morozzi, designer e dono da marca italiana Edra, interessou-se em confeccionar a peça, para isso solicitou um desenho esquemático dela. Como é impossível reproduzi-lo, os irmãos enviaram um vídeo em que expunham o método de entrelaçamento. Desde 1998 a Edra produz a Vermelha, que ganhou projeção mundial e integra a coleção de design de importantes museus, como o MoMA, em Nova York, e a Pinakothek Der Moderne, em Munique.

As peças dos Campana, são confeccionadas com todo tipo de material, cordas, lascas de madeira, EVA,fios de PVC, guardas chuvas, papelão,garrafas pet, ralos de banheiro e outros materiais considerados kitsch* como ursos de pelúcia! Numa época que o design caminhava para industrialização, surgiram as inovações dos brasileiros, com suas intervenções artesanais na peça, que encarece o produto mas o aproxima de ser classificado como arte.

* kitsch : termo alemão, geralmente utilizado no Design para classificar objetos de valores estéticos distorcidos/exagerados.

Móveis de EVA e Pelúcia

Esse caráter abstrato do trabalho dos irmãos, é um exemplo clássico quando se debate a diferença entre Design e Arte.Isso porquê, na concepção mais utilizada, design é a arte aplicada na utilidade do dia-á-dia, produzida em massa, geralmente em escala industrial.(Inclusive, esse conflito foi tema para uma exposição feita pelos irmãos em parceria com artistas plásticos que criam peças sem nenhum valor utilitário, mas que fazem referências a objetos do cotidiano, que realmente tem alguma função.A exposição foi uma espécie de abordagem ou protesto, à imensa agregação de valor que se dá á peças como estas, que poderíamos classificar como obras de arte, só que com uma função).

Afinal, em cada uma de suas poltronas, luminárias e outras peças há um inegável trabalho artístico, que vai além do design.Por isso, depois dos Campana e suas peças únicas – cada uma, mesmo com aspecto semelhante, tem um toque único e exclusivo dos criadores – , nasceu a classificação do Design-Arte.

Madeira e papelão Outros objetos Outros objetos

Cordas, Lascas de Madeira, Papelão, Ralos de Banheiro e Retalhos constróem a estrutura e estofamento das peças

Estão aí alguns exemplos  das MUITAS parcerias, influêcias e produções dos Campana atualmente :

MELISSA + CAMPANA

MELISSAS

H.STERN por CAMPANA

CAMPANA-H-STERN-300x251

LACOSTE por CAMPANA

Polo Lacoste

“Joãos” Bobos : Intervenção urbana feita em São Paulo e no Rio de Janeiro pelo Grupo Bijari,Betty Prado e Irmãos Campana, promovendo a sustentabilidade.

João Bobo em SP

Eles viajaram pelo mundo todo, fazendo exposições pessoais e coletivas, workshops, palestras, cursos, ganharam inúmeros prêmios e tiveram suas obras expostas nos principais museus do mundo e são hoje, sem dúvida nenhuma, reconhecidos pela crítica especializada, como designers de maior criatividade deste início do século XXI.

Os irmãos

mais em www.campanas.com.br

  • http://www.bumpdesign.blogspot.com Jota Joota

    adorei o João Bobo, sou fã da poltrona vermelha e da favela

  • Lucas

    Esses caras são ótimos mesmo!

  • Guilherme

    Gostei muito do post, principalmente porque evoca a discussão entre design x arte, que me vem à mente sempre que é mencionado o nome “Campana”. Pra mim, fica muito claro que, em seus projetos mais conhecidos, eles praticam arte pura e simplesmente. A função dos “móveis” deles é fundamentalmente transmitir conceitos, mais ou menos como a própria arte. Eu não conhecia, porém, os outros produtos mostrados no post, em que os mesmos conceitos usados para produzir as supracitadas obras de arte são usados para objetos funcionais :)

  • Janaina

    Gostei demais do trabalho dos caras, muito criativo e abre toda a discussão sobre design e arte, produção em massa… eu tinha grandes expectativas com design de produto, pensei até em seguir para esses lados futuramente, mas quando trabalhei com isso na faculdade, me decepcionou um pouco.. o design-arte prova que o campo é bem mais amplo do que parece, e nada como a lady gaga vestida de muppets pra chocar a todos com isso! =P

  • Ana Zabotti

    Eu conhecia a parceria deles com a melissa (porque né, tenho uma) mas não sabia que tinham tantas outras. Acho muito legal essa idéia de tirar a arte dos museus e transformar em algo mais funcional, podendo assim atingir um tipo de público diferente.

  • Higor

    Valeo me ajudo muito no trabalho =)
    irmaos campana Sao Feras Brasileiras ke expoem sua arte em todo mundo (Y)

  • Aline

    esses caras tem umas “sacadas” muito inteligentes, estão de parabéns!!

  • http://nhghmk kkkkkkkkko

    muito masssa

Escrito por: Bartira Lôbo
Postado em: 21 de February de 2011

©2012 Arquitetônico. Todos os direitos reservados. Não é permitida cópia ou reprodução sem autorização
Licença Creative Commons