Intervenções Artísticas no Espaço Público | Arquitetônico

 

ARTE

Intervenções Artísticas no Espaço Público

Intervencao-urbana
Intervencao-urbana

Uma das manifestações artísticas mais interessantes do século XXI são as intervenções artísticas nos ambientes urbanos. Esses trabalhos trouxeram novas possibilidades visuais onde não eram imaginados, alias, onde não eram explorados.

As intervenções nasceram basicamente no universo “underground” do século XX, mas é fato que esse tipo de trabalho veio das Instalações ou Ambientes Artísticos e influenciadas pela Arte Conceitual. As instalações são manifestações artísticas onde uma obra é exposta em um ambiente fechado ou aberto, já no caso das intervenções são em ambientes abertos.

Pode-se pensar que essas duas definições são parecidas, mas não são. As Instalações se iniciam de uma proposta de “espaço limpo” e as Intervenções de uma proposta de “espaço a ser explorado”. Exemplo:

Instalações:

Intervenções:

O que essas manifestações exploram e sempre tras é muito particular, mas uma definição interessante é do artista visual Wagner Barja que diz que, “cabe observar que, atualmente nas artes visuais, a linguagem da intervenção urbana precipita-se num espaço ampliado de reflexão para o pensamento contemporâneo… Aparece como uma alternativa aos circuitos oficiais, capaz de proporcionar o acesso direto e de promover um corpo-a-corpo da obra de arte com o público, independente de mercados consumidores ou de complexas e burocratizantes instituições culturais.”

As intervenções variam nas suas estruturas, mas tem um apelo reflexivo, político-social, didático, confrontador, ideológico ou simplesmente humoristicos.

Artur Barrio na época da ditadura militar no Brasil já conseguia explorar essa manifestação artística em forma de protesto com a distribuição de inúmeras trouxas de pano ensangüentadas e com restos mortais de animais. Embrulhos com carnes e ossos foram também espalhados pelos bueiros da cidade. A imprensa e o público, por muitos dias, acreditaram que fossem cadáveres do regime.

Um dos artistas mais falados, na verdade mais vistos na internet é o “OaKoAk”, esse frances fez trabalhos nas ruas de Saint Etienne, centro-oeste da França que são bastante copiados na internet. Eu já vi uns 3 blogs avulso usando essas imagens.

Os caras do “Poro” são artistas brasileiros de Belo Horizonte que além de seu viés político também trazem um trabalho que desperta um sentimento poético no transeunte. Sempre inusitados eles discutem algo antigo, mas sempre importante: “- O que é arte no espaço urbano? O que ainda é mais claro nesse documentário deles, Intervenções Urbanas e Ações Efemêras.

Um dos maiores ganhos das intervenções ao longo do tempo e ter conseguido expandir do seu caráter subversivo e hoje ser até incentivando. Como o professor Wagner Barjan diz “Essa tendência em ‘desmusealizar’ a obra de arte, tornando-a interativa com manifestações culturais de outra linguagem ou natureza, ocupando espaços públicos e abertos, vai também rediscutir modelos canônicos impostos à arte pelo sistema da tradição museológica e os atuais modelos de política de democratização para o acesso à cultura visual contam com a intervenção urbana para redimensionar o espaço de convivência nas artes contemporâneas.”

Alguns artistas e grupos que indico e que devem ser pesquisados e obseravados são:

- 3nós3

- Manga Rosa

- Arte Coletivos

- Filthy Luker

- Frente 3 de Fevereiro

- Kevin Ledo

- Mark Jenkins

- e muitos outros…

Mesmo sendo um designer acredito que a linguagem e o entendimento dessa manifestação pode trazer grandes referências para o desevolvimento de um projeto.

Se você consegue ver arte e novas pespectivas visuais no seu caminho de casa para a universidade imagina o que você não pode projetar?

Recomendo que você faça algumas interevenções para ver como realmente é um abrir de mente.

  • Guilherme

    Ótimo tema e ótimo post! :D

    Bom, se for pra falar de intervenção urbana é capaz de eu perder muitas e muitas horas nisso, já que material não falta na internet.

    Aqui em Florianópolis uma intervenção que se destacou bastante foi quando um artista (se não me engano, capixaba) organizou um mutirão pra pintar com tinta azul o local onde batia o mar antes do aterro. Genial!

    • João Neto

      Guilherme, existe varias dessas intervenções ai em Floripa… Aqui em João Pessoa algumas… Tem sido corriqueiro o trabalho dos artistas voltados para isso… O mais legal é que realmente existe bastante material na internet desses novos artistas… É uma coisa muito, muito boa… Falta somente mais material teórico na internet.

    • joao

      sexy

      • João Neto

        O que?

  • Paula Tabosa

    Poxa João! Ficou muito legal tua matéria, ainda mais que eu adoro esse assunto!
    Com as sugestões que tu deu me empolguei pra pesquisar mais, adorei!

  • Lucas

    Show de bola! Pretendo organizar um grupo de intervenção semestre que vem. Esse post vai ajudar a explicar melhor =)

    • João Neto

      Lucas, é um prazer ajudar… Se quiser mais informações posso esta te passando, sempre que faço um texto fico com muito material que nem sempre cabe nos posts… Existe assuntos que envolven antropologia – com relação a cultura local – e outras coisas…

    • Rafaely

      boa sorte =ai nas intervenções
      eu patrocino esses tipos de trabalhos artisticos e estou a procura de jovens que realizem esses tipos de trabalhos (que saibam fazer !!)
      obrigada
      Rafaely

  • http://020408 leia

    gostei

    • João Neto

      Que bom que vc gostou Leia! Fico feliz mesmo!

  • mateusmello

    Muito maneiro vcs são muito criativos.Um dia vou ser asssim.

  • Bruna

    Acho muito bacana e interessante, ele são muito inteligente e criativos.

  • lucas corte

    muitu xatu … odiei … bota coisa p/ homem pow

    • João Neto

      Lucas, em que ponto você não gostou do assunto? Na verdade você não gostou do tema (que não é de “homem”?)?

      Aguardo um retorno para uma melhor clareza do assunto…

      Obrigado!

  • Chiquinha

    Oi João, muito bom, sou professora e estou começando, vivo procurando novidades na net, valeu!!!

  • http://ciadelacurva.blogspot.com Manon

    Olá, muito bacana, bem elaborado o post… Me diga, vc tem material sobre intervenções coletivas, ações humanas (Cênicas) nas ruas? Agradeço! Abraço. Manon

  • Amanda

    Blog perfeito, explica detalhadamente o que se quer entender, parabéns!

  • odinei

    legal

  • paulo patrick

    Oi galera eu tenho uma intervesão pra fazer, mais teria que ser algo amozonico
    o que eu faso alguem tem alguma coisa sobre interveções amazonica ou indicar algo?

  • paulo patrick

    A os tralbalhos es tao muito bom

  • ellen

    noss….. essas obras sãao d+………… ameiiii…………….

  • jhonata

    que coisa muito feia de mais……………..

  • Fabrício Murback

    Parabéns pelo material! Adorei as intervenções!
    Então, eu sou de Brasília, estou terminando o penúltimo semestre em Licenciatura Plena em Artes Plásticas e estou começando a colher materiais para minha monografia, que até então ainda não escrevi nada, eu queria saber se tem como vc me passar por e-mail algum material teórico que possa me ajudar nessa jornada, o tema que eu estou pensando será: Arte de rua: arte para todos.
    Agradeço desde já

    fabz@ibest.com.br

Escrito por: João Timotio Neto
Postado em: 1 de April de 2011

©2012 Arquitetônico. Todos os direitos reservados. Não é permitida cópia ou reprodução sem autorização
Licença Creative Commons