Construções em bambu | Arquitetônico

 

BLOG

Construções em bambu

Como executar uma construção em bambu.

richard rogers - barajas
richard rogers - barajas

Cada fez se faz mais necessário a descoberta de novas tecnologias construtivas, principalmente quando falamos de  unidades habitacionais de interesse social. O bambu é uma dessas novas tecnologias viáveis para a construção civil, apesar de apresentar alguns pontos negativos, eles são facilmente resolvidos.

Embora seja possível executar uma construção apenas com bambu, costuma-se também associá-lo a outros materiais, tais como, madeira e terra, dependendo da disponibilidade local e adequação de uso. A construção em bambu consiste primeiramente na colheita do mesmo e logo após o tratamento químico. Em geral o bambu apresenta baixa resistência ao ataque de insetos.  São deixados submersos em água, por sete dias para, através do processo de fermentação, conseguir-se a eliminação parcial do amido, o qual é o principal alvo do ataque de carunchos. Após o tratamento os colmos foram deixados secar à sombra, por um período em torno de 30 dias.

Fundação

A fundação é feita de sapata corrida,executada com duas fiadas de blocos de concreto, reforçados com ferro de ¼” preenchidos com concreto. Nos cantos e nas metades dos vãos da construção são utilizadas fôrmas de compensado para concretagem das bases dos pilares. Os colmos de bambu são revestidos com arame farpado na base para fornecer maior aderência ao concreto.

Estrutura

A estrutura é composta por pilares e vigas de bambu. No internódio superior dos pilares é concretado ferro de espera de ¼” para a fixação das vigas. As tesouras são executadas com um sistema misto de bambu e sarrafos de madeira, ao passo que os caibros e ripas são de madeira.

Pisos

O contrapiso é realizado de forma convencional, sendo compactado manualmente. O piso e a calçada de proteção são executados com argamassa de cimento e areia com casca de arroz no traço em volume de 1:3:2 (cimento, areia e casca),desempenado e regularizado com sarrafo de madeira.
Vedação

Os painéis de vedação são fabricados com moldura de madeira (cedrinho) e lascas de bambus, cortadas em pedaços, sendo dispostas suas faces alternadamente. Os painéis são confeccionados de acordo com as medidas do projeto, diferenciando-se entre painéis-janela, painéis-cegos e painéis porta, sendo fixados aos pilares com o auxílio de uma barra de aço. Após a montagem, efetua-se o revestimento dos painéis com argamassa de cimento reforçada com fibra de bagaço de cana.
Cobertura

As telhas para a cobertura são inicialmente fabricadas com o auxílio de uma máquina chamada PARRY-ASSOCIATES. As telhas são confeccionadas com argamassa de cimento e partículas de bambu.
Acabamentos

As taliscas de bambu dos painéis são impermeabilizadas com piche e salpicadas com areia grossa para proporcionar uma maior aderência à argamassa de revestimento. A seguir, efetua-se a caiação das paredes. A porta e as janelas são confeccionadas com moldura de madeira e bambus, colocados diagonalmente e revestidas com resina cristal transparente proporcionando um efeito estético diferenciado.
Pontos Negativos

-Ausência de área de serviço adequada;
-Baixo isolamento acústico de ruídos externos e internos;
-Falta de conforto térmico no inverno;
-Má locação do tubo de ventilação.

Um bom exemplo para mostrar outros usos do bambu que não só na habitação de interesse social, é o centro comunitário na cidade de Niju, no Japão, nesse projeto do arquiteto Hamura Shoei Yoh, o bambu foi usado em conjunto com o concreto, contraponto a leveza e a flexibilidade do bambu com a solidez e a plasticidade do concreto, resultando em um projeto que tem um caráter escultural.
Na galeria tem imagens de outros exemplos de uso do bambu na construção civil.
  • http://arquitetônico.ufcs Paulo Diniz

    as estruturas apresentadas são, sem duvida as mais belas formas de construção que acredito funcionar muito bem para “novas”opções em área de lazer e residencia.parabéns!bonito e funcional!

  • derli oliveira farias

    Natalia é muito lindo éssas construções. eu fico fascinado por coisas dese tipo.minina tenho interece em conhecer mais sobre o bambu. se tiveres algo a mais que possas me passar te agradeço de coração

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000788565180 Natalia

      Vou fazer uma listinha e te envio por e mail no fim de semana.

  • lucia moreir

    tenho um pequeno sitio k tem um tanto bom de bambu,fico tempo olhando facinada com sua beleza natural,logo penso numa casa de bambu, queria um projeto de uma casa tipo um chalézinho bem simples

  • http://wisnick Walmir Wisnick Ribeiro

    Muito interessante, gostei muito.

  • valteniro

    Olá Nathalia será voce teria um e-mail, msn, facebook, para nós conversarmos gostaria de tirar algumas duvidas porque estou em um projeto escoteiro que e a construção de uma sala de bambu ai eu precisava da opinião de alguem que conhece sobre. desde jah fico grato

  • http://amadalvimm@gmail.com antonio josé

    eu gostaria que vcs me ajudassem no pequeno projeto de uma casa pro um sitio . agradeço gostei muito da criatividade de vcs

  • Com ja disse muito lindo

    Gostaria de recer um especialista em construção de bambu, para um espaço cultural, um anfe teatro estudio.

  • Alexandre ormonde

    oi bom dia
    gostaria de saber uma coisa sobre construção de casa em bambu,
    tenho um projeto e gostaria de realisar com bambu ,mas meu projeto tem dois pavimentos, nos segundo pavimento da casa pode se fazer com laje ou tem que ser tipo mesanino pois quero fazer a casa toda com estrutura de bambu .
    pode ser fazer uma laje no segundo pavimento ou não

    espero sua resposta grato

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000788565180 Natalia

      Bom dia Alexandre, qual é a sua dúvida sobre construções de bambu??

  • Alexandre ormonde

    se vou poder fazer uma laje no 2 segundo piso ou não

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000788565180 Natalia

      Pode sim, mais tem que ser o bambu associado com concreto, é uma técnica onde usa-se obambu como elemento de reforço nos pilares, lajes e vigas de betão. Farei um poste aqui sobre essa técnica e aprofundarei mais sobre o uso do bambu na construção civil.

Escrito por: Natália Ribeiro
Postado em: 31 de August de 2011

©2012 Arquitetônico. Todos os direitos reservados. Não é permitida cópia ou reprodução sem autorização
Licença Creative Commons