Como ‘RECUPERAR’ arquivos perdidos no AutoCAD [TUTORIAL] | Arquitetônico

 

TUTORIAIS

Como ‘RECUPERAR’ arquivos perdidos no AutoCAD [TUTORIAL]

10 passos para configurar seu AutoCAD e recuperar seus arquivos

É de partir o coração quando, muitas vezes, estamos terminando aquele projeto para a faculdade, para um trabalho, e de repende o Auto CAD trava, ‘fica pensando’ um tempinho e quando volta dá o famoso FATAL ERROR.
Frenquentemente o CAD salva um RECOVER do arquivo, mas todos sabemos que quando você mais precisa do RECOVER, ele não existe, ou pior, descobrimos que esquecemos de salvar o trabalho ou por qualquer outro motivo além do fatal error, perdemos nossos arquivos.

O Auto CAD possui em sua configuração comandos que salvam de tempos em tempo uma cópia de segurança de seus arquivos, porém, se o seu AutoCAD não estiver configurado para fazer essa cópia de segurança, não haverá esperanças quando você mais precisar recuperar seu trabalho.

Muita gente já me perguntou e já precisou de ajuda para recuperar arquivos, então, vou ajudá-los a configurar o CAD em 10 passos para sempre ter uma esperança quando tudo dá errado e, ensinar a recuperar os arquivos.

1 – Abra a pasta dos seus documentos (a pasta do computador mesmo) e crie nela uma nova pasta com o nome que quiser: SOS, DESESPERO, ÚLTIMA SAÍDA. (eu adotei ‘DESESPERO’ para a minha, pois sei que só vou utilizá-la no desespero)

2 – Abra seu AutoCAD, vá no menu TOOLS > OPTIONS e uma janela se abrirá. Ou apenas digite ‘OPTIONS’ no teclado e dê enter.

3 – Na janela ‘OPTIONS’ vá para a aba ‘FILES’ e procure o ícone ‘AUTOMATIC SAVE FILE LOCATION’. Esse ícone determina o local que o AutoCAD deverá salvar cópias de segurança dos seus arquivos.

Geralmente o AutoCAD vem configurado para salvar essas cópias de segurança na pasta TEMP do computador, o problema é que em TEMP os arquivos de segurança do CAD se misturam com arquivos de segurança de outros programas, e assim, em um momento de desespero você acaba não encontrando o que precisa.

4 – Clique duas vezes sobre o caminho indicado e uma janela se abrirá para que você busque o caminho em que quer salvar as cópias de segurança. Busque a pasta ‘DESESPERO’ / ‘SOS’ que você criou nos seus documentos e selecione-a e logo em seguida clique no botão ‘APPLY’ na área inferior da janela, ela agora será sua salvação de todos os dias.

5 – Agora, na área superior da janela, selecione a aba ‘OPEN AND SAVE’ e vá no campo ‘FILE SAVE PRECAUTIONS’. Selecione o ‘AUTOMATIC SAVE’ e configure o salvamento automático dentro de um intervalo de tempo X que mais te convenha.
Geralmente configuro o AutoCAD para fazer salvamentos de 10 em 10 minutos, assim, o programa não fica muito lento e me garante que, caso qualquer coisa aconteça, terei perdido um mínimo de trabalho.

6 – Em ‘FILE EXTENSION FOR TEMPORARY FILES’ altere o campo para ‘sv$’, esse formato salva os arquivos completos, enquanto o ‘ac$’ salva apenas as modificações feitas no intervalo entre salvamentos automáticos. Clique em ‘OK’ na área inferior da janela e pronto, AutoCAD configurado, já pode ser fechado.

7 – Vá em ‘PAINEL DE CONTROLE’ no seu computador e abra a janela de ‘OPÇÕES DE PASTA’. Na aba ‘MODOS DE EXIBIÇÃO’, habilite a exibição das extensões de tipos de arquivos conhecidos, exatamente como na imagem abaixo, e clique em ‘OK’.

8 – Para tirar todas as dúvidas, abra a pasta ‘DESESPERO’ que você criou e veja os arquivos de segurança criados. Eles estão com extensão ‘.sv$’. Sendo assim, quando precisar de um deles, basta que você renomeie a extensão para ‘.dwg’ e tudo resolvido.

9 – Caso você não tenha configurado o AutoCAD ainda mas tenha perdido arquivos que precisa recuperar, repita os passos 2 e 3. Em ‘AUTOMATIC SAVE FILE LOCATION’ estará indicado o caminho para a pasta em que estão salvas suas cópias de segurança.

10 – Vá até a pasta indicada e procure os arquivos correspondentes ao documento perdido. ATENÇÃO, terão muitos arquivos salvos com a extensão ‘ac$’ com tamanho 0KB ou outros tamanhos bem pequenos se comparados com o arquivo original, não abra esses, renomei e abra o arquivo que estiver com a extensão ‘sv$’ e que tiver maior tamanho.

Espero que tenha ajudado e que ninguém mais fique desesperado quando o AutoCAD der outro erro.

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários e a resposta virá o mais rápido possível.

  • Rafa

    Muito bom, Bruna!!!

  • Naínah Sueli de Lima Mora

    Oooopa, nada como um tutorial PARA NOOOOOOOOOSSA ALEGRIA!!
    hahaahahha
    gracinhas a parte, muito bem Bruna! O Autocad é uma caixinha de surpresas, sempre bom ter algo que nos ajude a desvenda-la aos poucos.
    Vou configurar meu Cad JÁ!!
    beijos

  • daniele

    bom dia!!!! fiz todo o processo do tutorial. Mas eu preciso de um arquivo anterior a esse processo e agora não acho o caminho.
    Preciso muito da tua ajuda, urgente!!!!
    Obrigada!!!

    • http://www.facebook.com/bruuh.naa Bruna

      Daniele, se o arquivo anterior foi salvo automaticamente, ele deverá estar na mesma pasta de temporários.
      O problema é que, se você excluiu o arquivo ‘sem querer’ ele não será recuperado.

      Me explique melhor o que ocorreu e talvez consigamos recuperar seu arquivo. :D

      • titotrigo

        Bruna, tive o problema de fechamento do cad, porém meu arquivo estava sendo trabalhado em read ony, pois abri direto do outlook e acabei me passando na empolgação e nao salvei na maquina.
        encontrei os sv$ e ac$ copiei em outra pasta, e tentei renomealos, porem o “.dwg” nao está mudando na extensão do arquivo mas somente no nome.
        quando tento abrir ele pede que verifique que o arquivo existe.
        o que ode ser?

  • Marco

    Tem alguma forma de configurar o backup como dwg? Ao invés dele salvar em Sv$ ele já salva o backup DIRETO em DWG… tem alguma forma? Obrigado.

    • Bruna Ferreira

      Marco, tem como sim!!

      Repita o passo 6 e em ‘FILE EXTENSION FOR TEMPORARY FILES’ altere o campo para ’dwg’ ao invés de ‘sv$’.

      O problema é que os arquivos passam a ficar mais pesados e o risco de você perder informações é muito maior. Seria como se você tivesse o mesmo arquivo salvo 2 vezes no seu computador, o que ocupa maior espaço em disco e , dependendo da quantidade de arquivos em cad que você trabalhe, deixará seu computador mais lento.

  • Taiana Milward

    Nooossa! Salvou minha vida… =)

  • Carolina

    Valeu Bruna…
    salvou a minha vida também!!!! ;)

  • Luis

    Vale a força! !!!!

  • Silverio

    muito bom!!uma ótima ajuda pra gente que trabalha com varios projetos, pois sempre ta acontecendo algo, valeu mesmo, obrigado!!

  • Bruna

    Criando a pastinha que recupera os temporários fica quase impossível perder 100% dos arquivos. Fico feliz de ter ajudado! :D

  • Gisele

    O meu arquivo está dando a seguinte mensagem Drawing file isso not valid na Tradução: arquivo de desenho não é Valido, não abre oque eu posso fazer pra recupera-lo? Desde já obrigada
    Só tenho esse arquivo no pendrive.

  • Lucrecia Lara

    Apenas pessoas inteligentes conseguem criar oportunidades atraves da generosidade. Obrigada

  • Ângela Ferreira

    Excelente esse tutorial, parabéns pela iniciativa!!

  • Elizabeth

    Socorro! Comigo aconteceu o mesmo caso da Gisele. Como faço pra recuperar meu desenho?

  • Jerônimo Armelin

    Boa tarde, fiz alguns desenhos, e salvei, mas para começar outro copiei e colei, e comecei outro, porém quando salvei sumiu o outro desenho nos 2 arquivos, o que devo fazer????

  • Raphaela

    Boa noite!!

    Eu fiz o desenho, salvei, mandei por email. Quando fomos abrir o desenho pronto havia sumido, porém quando deixo o mouse em cima do arquivo o desenho aparece como se estivesse lá.
    O que faço para ver e recuperar o que eu fiz??

Escrito por: Bruna Ferreira
Postado em: 24 de March de 2012

©2012 Arquitetônico. Todos os direitos reservados. Não é permitida cópia ou reprodução sem autorização
Licença Creative Commons