Como projetar escadas. [TUTORIAL] | Arquitetônico

 

TUTORIAIS

Como projetar escadas. [TUTORIAL]

Aprenda todas as regras para desenhá-las sem erro

Escada com pequeno erro de projeto
Escada com pequeno erro de projeto

Se você, estudante de arquitetura, sempre se esquece daquelas regrinhas e fórmulas na hora de projetar uma escada em seu projeto, este post é para você. Vou te ensinar de forma simples e rápida como projetá-las sem erro. Aconselho a já colocar esta página em seus favoritos =D

Se você nunca projetou uma escada, deve estar pensando: “mas o que tem de tão difícil? É só dividir o pé-direito pelo número de degraus!” Bem, não é tão simples assim. Antes de começarmos a calcular, você precisa saber de 6 coisas importantes:

  1. A altura ideal para um degrau é de 18cm.
  2. A profundidade ideal para um degrau é de 27cm.
  3. A altura do degrau é proporcional a sua profundidade, de acordo com uma fórmula que veremos mais tarde.
  4. O número de pisos é sempre 1 a menos que o número de alturas ou degraus, pois o primeiro não conta por ser a rés do chão.
  5. A largura de uma escada para a passagem de uma pessoa deve ser de no mínimo 80 cm. Dependendo da necessidade, esse valor pode ser muito pequeno, então pode-se adotar 120 cm como valor mínimo.
  6. O vão da escada deve estar posicionado corretamente para que ninguém bata a cabeça no teto. Quando a altura do degrau até o teto começar a ficar menor que aproximadamente 2 metros, deve-se começar a abrir o vão.

Agora vamos começar. Veja o que você vai precisar para calcular:

  • Saber a medida do pé-direito (a altura entre os dois pavimentos) – em uma casa básica pode medir entre 270 a 300cm.
  • Saber a espessura da laje do teto.
  • Saber a quantidade de degraus que você quer.

1) Achando a altura do degrau


Esse primeiro cálculo é feito em forma de tentativas. Para achar a altura do degrau, você tem que pegar o valor do pé-direito, somar com o valor da espessura da laje e dividir pelo número de degraus. O número de degraus você estipula, e o resultado dessa conta tem que dar algo em torno de 18cm, que é o valor ideal. Por exemplo:

Se usarmos um pé-direito de 280 cm, uma laje de 20 cm de espessura, com 17 degraus, iremos encontrar o valor de 17,64cm. Se dividirmos por 16 degraus, o valor será 18,75cm. Logo, adotamos 17 degraus por ser o valor mais próximo de 18 cm para altura do degrau.
Agora que você já tem a altura do seu degrau, podemos achar a sua profundidade.

2) Calculando a profundidade do degrau


Como a altura (h) pela profundidade (b) devem ser proporcionais, usamos a seguinte fórmula:

b + (2 x h) = 63 ou 64

Adotando o valor do outro exemplo temos seguinte:

b + (2 x 17,64) = 63
b = 63 – 35,28
b = 27,72 cm

3) Calculando o comprimento da escada.

Para calcular o comprimento, é muito simples. Apenas multiplique o valor da profundidade pelo número de pisos. Lembrando que o número de pisos é sempre 1 a menos que o de alturas. Então se temos 17 degraus, iremos usar 16 pisos:

16 x 27,72 = 443,52 cm

Ok! Sua escada já está pronta para ser desenhada. Vou resumir o que descobrimos:

Para um lugar com pé-direito de 280 cm, com laje de 20 cm temos uma escada com
17 degraus
altura de 17,64cm
profundidade de 27,72cm
comprimento de 443,52cm

Lembrando que existem vários tipos de escadas (em caracol, pré-fabricadas, em L, em balanço) e você pode dispô-las da forma que achar melhor em sua planta. É sempre recomendado usar pavimentos de descanso ou contínuos para que a subida não seja tão cansativa.
Se você gosta de novela, segue abaixo um vídeo que explica bem como projetar escadas, tipo aqueles do Telecurso 2000 (lembra?), com ótimas atuações e depoimentos marcantes no final hehe.

Espero que tenha ajudado alguém e se tiver alguma dúvida é só comentar abaixo!

[ATUALIZADO 28/08/2011]

  • Evandro

    Aew Lucas legal, não sabia que existia essa ferramenta de vídeo auto-explicativos, muito menos no youtube. Vou acompanhar mais a série.

  • Ana Zabotti

    Muito bom lulu! É bom pra passar pros calouros, hahaha!

    • Lucas

      Hahaha sim sim!!

  • rafael-tanino

    foi muito bem eu sou projectista e analizador vc foi muito bem

  • Nilton

    Não sou da área, mais você foi muito esclarecedor, pois estou reformando a casa e custei achar uma explicação assim!

    Parabéns!

  • Lucas

    Que bom que está sendo útil para algumas pessoas.

  • greiner

    trocou tudo em miudo gostei muito

  • paulo

    achei legal pois preciso projetar uma escada. porem so encontrei pessoas que fazem um “misterio” na solução, que conclui ser melhor recorrer a internet. infelismente as pesoas são egoistas monopolizando conhecimentos. conversam desconversando e não
    passam a informação,enfim..

  • José Eduardo

    Olá Lucas, parabéns pela matéria, com certeza esclarece e informa bastante, poucas pessoas sabem da existência da proporcionalidade entre espelho e piso, ou degrau e piso, que é 2E+P = 63.
    No entanto Lucas, gostaria de observar quanto a definição do pé direito como dimensão a ser utilizada para definir a quantidade de degraus ou espelhos.
    Segundo a maioria, o pé direito é a medida ortogonal entre o piso e o teto de um compartimento, sendo assim, a medida correta a ser dividida para se encontrar o número de espelhos ou degraus de uma escada que óbviamente vai ligar dois pavimentos, não deve ser o pé direito e sim a medida entre os pisos dos pavimentos, considerando nessa medida a distância do piso ao teto ( pé direito) mais a espessura da laje do pavimento superior mais a cobertura de concreto, sem acabamentos ( contrapiso e piso), pois esta sim é a distância a ser vencida.
    Isto aumentaria o cáculo em mais um ou dois degraus, dependendo da espessura da laje e de sua cobertura.

    Por favor, gostaria de seu parecer a respeito.
    Mais uma vez parabéns, Saúde e Sucesso.

    • Lucas

      Obrigado pelo seu comentário José. Você tem razão, creio que talvez tenham diferentas opiniões sobre o que é exatamente o pé-direito. Mas realmente, faltou considerar a espessura da laje no cálculo pois irá faltar degraus. Acabei esquecendo de especificar isso no texto, obrigado por avisar! Em breve estarei arrumando. Abraços

      • Letícia Rondon

        Meu pai, Lucas! haha Arquiteto também!

  • José Eduardo

    Lucas, pretendia colaborar sem a necessidade de revelar minha formação, mas já que a Letícia me desmascarou, rsrsrs, quero aproveitar para dizer que como arquiteto e principalmente como pai, senti um orgulho enorme por ela ter, com seus talentos, conseguido entrar neste seleto grupo de redatores. Não conhecia o site, e tenho agora lido vários textos e por isto quero parabenizar a todos e em especial a UFFSC pela iniciativa, pela qualidade dos trabalhos e pela oportunidade que disponibiliza aos alunos de vivenciar e expor, através de suas pesquisas e textos, suas experiências nas diversas manifestações artísticas.
    Sucesso a todos e em especial a voce Letícia. Siga crescendo.

    • Lucas

      Ah que legal! Também estou feliz com a entrada da Letícia e sei que ela poderá nos ajudar bastante. Pode ficar orgulhoso sim, você tem todo o direito! haha E sempre que precisar de algo, pode contar com todos da equipe. Grande abraço.

  • José Eduardo

    Errata: UFSC e não UFFSC

  • eduardo

    Ola amigão olha as informações foi muito validas, parabéns pela iniciativa.

  • diney

    tenho pé direito 275+15 de laje por 280

  • http://Helloo.com Mirelle

    o que eu queria mesmo saber era como fazer casas, pois estou querendo projetar uma casa de praia para minha maquete mais não consigo… parece q a casa fica grande demais para a maquete e deste jeito vai chamar mais atenção a casa do que todo o resto não é? eu preciso muito de ajuda urgente pois é um trabalho de escola, de geografia, e quero que do eu grupo seja o melhor de todos! rsrsrs! obrigada.

  • taynã

    obrigada

  • ANDERSON

    LUCAS SUA EXPLICAÇAO FOI OTIMA

    TENHO UM ESPAÇO COM PE´DIREITO DE 1,40CM
    QUANTOS DEGRAUS TEREI E QUAL O TAMANHO QUEO VÃO DESTA ESCADA VAI OCUPAR

  • Michel

    Boa, não sou arquiteto, mas vou ter que fazer uma escada lá em casa, férias chegando, nada pra fazer… pois bem, eu mesmo colocarei a mão na massa… escada desenhada, muito obrigado!

    Abs

  • andressa maxima

    Parabens lucas

    eu tenho 18 anos e comecei a faculdade de arquitetura esse ano e estou pesquisando algumas coisas em relacao a arquitetura gostei da sua explicaçao,nao sei se vou me dar bem pois nao sou muito boa em matematica mais é a unica profissao que eu quero segui e que eu me endentifiquei pensando em relaçao a escada projetar nao é um bicho de cinco cabeça

    hhhaaaa obrigada eu vou tentar projetar sem errar haha

    brigada

  • http://www.cajuirenov.be Edna

    Ola, sou estudante en arquitetura em Bruxelas, valeu por essas maravilhosas, por que aqui a escada faz parte da vida et até agora nenhum prof foi capaz de explicar tao bem como voce. Mto obrigada.

  • cleber

    muito bom . essa dica me ajudou muito

  • Alzemir Tossin

    Vou dar uns dados aqui, e gostaria que alguem tentasse solucionar este problema.
    Estou construindo uma escada de concreto em minha casa, que nao tem espaço adequado, para fazermos uma joia arquitetonica.
    1. Altura de um piso ao outro: 3.20m
    2. Inclinacao da escada: 35 graus
    3. Comprimento da escada: 2.32m

    Aplicando as regras de Blondel-Blondel (fórmula de conforto): 2e+p=63 a 65cm
    Obrigado.

  • Alzemir Tossin

    Retificando:
    Inclinacao da escada: 55 graus.
    Obrigado

  • Jakeline cruz

    Eu gostaria de tirar uma duvida.
    Minha casa já está pronta, mas eu quero construir um andar superior.Porém, terei que abrir um vão no teto para adicionar uma escada.
    Isso é possível? A estrutura não corre r
    isco?

  • gilson

    esta muito esclarecedor ,mas pelo que eu estudei calcula-se tambem os numeros de degraus em ves de ser estipulado como foi dito 3,00/18 igual numeros de degraus arredondando esse valor sera igual a 17 dai e com vc,s grato.

  • Suéllen

    Muitooooo bom!!! Me ajudou mto!!!

  • Onaldo Lopes

    Mt Boa as Dicas !!

  • amilton

    gostei esclareceu minhas duvidas obrigadooooooooo

  • Edvaldo

    Legal Lucas,Foi de muita valia achar esse tutorial.Obrigado pela dica e sucesso pra vc.
    Edvaldo-Guarulhos/sp

  • edson

    preciso desse calculo para uma escada de pe direito 320 , comprimento 200 largura 150

  • Guilherme L. g.

    Foi uma otima aula , aprendi muito , estou iniciando na carreira de pedreiro , tentei fazer o desenho sozinho mas apanhei , agora ficou bem mais fácil .

  • Amaro

    Como calcular o comprimento de uma escada, com uma altura de 2,50cm por 0, 90 cm de base? Obrigado…

  • Amaro

    Como calcular o comprimento de uma escada, com uma altura de 2,50cm por 0, 90 cm de base? Obrigado…

  • Hellen

    hahahahaha. MUITO bom! alem de ser muito engracado eh suuuper util! ri horrores. Parabens.

    • Lucas

      Haha obrigado Hellen, fico feliz de ter ajudado. Abraços

  • http://www.freegell.com.br nivaldo rodrigues

    OLA BOA TARDE
    SOU LEIGO NO ASSUNTO DE CONSTRUÇÃO DE ESCADA,POREM ESTE VIDEO E EXPLICAÇÃO AJUDOU MUITO TENHO NOÇÃO DE COMO CONSTRUIR MINHA ESCADA OBRIGADO.

  • Nick

    e se for uma escada espiral, no meu caso nao chega ser expiral, mas é curvada 90°

    • Nick

      espiral*

  • Tiago

    Boa tarde!
    achei essa ilustração uma boa, sendo que minha duvida continua pq minha escada já está pronta, agora eu só quero vê se eu consigo arrumar os degraus e as alturas pq ficarão despadronizado, ou seja, uns ficaram altos e os outro curtos e não consigo.
    Pode me ajudar nesse calculo?

  • Messias Monteiro

    Lucas, valeu muito sua iniciativa de compartilhar as técnicas indispensáveis para um correto dimensionamento de uma escada. porém fica a dúvida quanto a nº de degraus não inteiros assim como seus respectivos pisos( também sem nºs inteiros). Gostaria de saber um pouco mais.
    Um abraço e sucessos para você.
    Atenciosamente,
    Messias Monteiro.

  • edilene

    parece que a foto do inicio foi para mim preciso projetar uma escada e parece que aquele e o unico jeito pois tnho um corredor de 1 metro de largura com 10de comprimento e preciso chegar ate o terceiro andar de uma casa me ajudem po favor

  • Alexandre Damasio

    Preciso fazer uma escada num espaço reduzido (190 altura x 210 comprimento) com 10 degraus, a altura do degrau terei que colocar com 19 cm, porém é na largura que está o problema pela fórmula teria que ter 25 cm, mas não há espaço suficiente, o tamanho mas próximo seria 21 cm (que é curto). Pergunto: é possível fazer esta escada com o espelho inclinado para chegar aos 25 cm? Se tiverem uma outra ideia, já estou agradecendo, VLW!!!

  • renato

    preciso de um projeto para uma escada de 50 x 20 cm de abrir e fechar sem plataforma encima, os espaços e os degraus eu não sei como posso colocar, vou soldar com tigre e mig, sei executar mais não sei desenhar preciso do projeto, agradeço se me mandarem

Escrito por: Lucas Passold
Postado em: 23 de February de 2011

©2012 Arquitetônico. Todos os direitos reservados. Não é permitida cópia ou reprodução sem autorização
Licença Creative Commons